quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Como Organizar um Evento


Dependendo da extensão e objetivo da comunicação, o evento é uma ferramenta de divulgação muito importante e deve fazer parte do planejamento. No mundo corporativo, realizar um evento para o lançamento de um produto, anúncio da expansão de uma empresa, entre outros motivos de negócios pode ser um passo fundamental, um "start up" único, que fará toda a diferença para o fortalecimento da sua marca, seu novo produto ou seu novo serviço no mercado. Confira essas dicas abaixo para realizar um evento marcante com seus cliente:

Fazendo um Check List Completo
Organizar um evento parece ser uma tarefa simples. Mas, seja qual for o porte do evento (pequeno, médio ou grande) que você está organizando, ele merece a mesma atenção aos detalhes. Para que nenhum deles passe despercebido, recomendo que você elabore um "Check List" prévio e completo de todas as tarefas. Lembre-se de organizar tudo isso muito bem e com antecedência. Neste blog, posto um exemplo detalhado de um "Check List" (clique nas imagens para ampliar), com ações que incluem desde a escolha de um local apropriado até outras atividades de comunicação que reforçam o evento como um todo.

Quantas Pessoas e Quem Devo Convidar?
Antes de mais nada, é preciso definir muito bem qual será o perfil do público que você deseja reunir em seu evento e qual o número de participantes que você quer receber. Para isso, trabalhar com uma lista de convidados, com contatos atualizados e confiáveis, já representa um passo essencial para o sucesso de qualquer evento. Pense ainda, o quanto você está disposto e poderá pagar por isso.

Contratando Fornecedores
Reuna no mínimo três orçamentos para cada atividade e negocie entre os fornecedores. Certificar que o fornecedor é comprometido com a entrega do serviço contratado também deve ser considerado. Já pensou, pagar pelo serviço e no dia do evento ele não for entregue? Seus convidados não podem ficar em pé em um jantar, por exemplo, caso o fornecedor do Buffet não forneça as mesas e cadeiras que você contratou. Firme um contrato individual com cada fornecedor, para que ele se comprometa a entregar exatamente aquilo que você contratou. Liste o nome de contato e o telefone de todos eles. Assim, no dia do seu evento, você terá a quem recorrer se houver algum contratempo.

Pensando na Mensagem que Você Deseja Passar aos Convidados

Com toda a infraestrutura organizada é preciso definir muito bem a mensagem que você deseja passar aos participantes do evento. Esteja atento em inseri-la em todos os meios de divulgação, apresentações, materiais promocionais que serão entregues antes, durante e após o evento. Além de oferecer toda a infraestrutura, o sucesso no evento está em fixar a mensagem na mente dos participantes. Porque é esta mensagem que cada um dos presentes irá lembrar e divulgar após o evento, para todos os seus contatos.

E ai, essas dicas lhe foram úteis? Já realizou ou pensa em realizar um evento? deixe sua opinião com suas experiências ou dúvidas.



Everton Souza é especialista em marketing digital e desenvolvedor web. Está na área de marketing digital e de desenvolvimento web desde 2010. É fundador e administrador da Impact Agência Digital. Já gerenciou as áreas de marketing digital de empresas de diversos portes e áreas, além de dezenas de projetos pessoais e consultorias à terceiros.

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