quinta-feira, 16 de abril de 2015

A nova era chegou! Novo update do Google afetará ranqueamento nas buscas


Se você, assim como eu, se preocupa com o tráfego orgânico que seu site recebe através do Google, esse é um artigo que vai lhe interessar muito, pois fala do Google Mobile Update anunciado pelo Google no dia 26 de fevereiro desse ano (2015). Confira essa matéria que o pessoal do Marketing Na Veia realizou:
Não é segredo pra ninguém que o Google sempre está em busca da melhorias na experiência do usuário. Ações como aplicar uma maior pontuação à sites que carregam mais rápido e priorizar conteúdo relevante ao usuário são exemplos dessa busca e claro que o mobile não poderia ficar de fora.
Pesquisar já mostram (e o seu analytics com certeza também) que mais da metade dos acessos à sites vêm dos celulares. As pessoas estão usando cada vez menos seus computadores e cada vez mais seus celulares e isso se deve pela facilidade de carregá-los para qualquer lugar, pelo aumento das telas dos dispositivos e aumento e melhoria das conexões com a chegada do 4G etc.
Google Mobile Update
Google Mobile Update

Google Mobile Update

O novo update (não é um novo algoritmo) ocorrerá no próximo dia 21/04 e afetará pesquisas em todos os idiomas (incluindo o nosso) e segundo o Google afetará significativamente os resultados orgânicos.
Com esse update o algoritmo do Google passará a incorporar e pontuar a adaptação à dispositivos mobile aos seus mais de 500 atuais fatores levados em consideração para posicionar sites, mas não se engane, embora esse seja apenas 1 fator entre os mais de 500, pela atenção que o Google vem dando à esse assunto, esse passará a ser um dos fatores de maior pontuação e importância.

Como se adaptar ao Google Mobile Update

Se adaptar ao Google Mobile Update é relativamente fácil dependendo de como seu site foi construído. Vejamos as opções:

Adaptando o WordPress ao Google Mobile Update

Se você usa o WordPress como plataforma para seu site ou blog, o seu trabalho será extremamente fácil. Você tem 2 opções:
  1. Usar um tema responsivo, ou;
  2. Instalar um plugin que gere uma versão mobile do seu site de forma automática.
Se você deseja um bom tema responsivo eu indico o ConversionWP Premium que é o tema que eu uso aqui no Marketing na Veia e que é além de totalmente customizável, é responsivo e adaptado à todos os dispositivos móveis.
Resultado do meu site usando o ConversionWP Premium
Resultado do meu site usando o ConversionWP Premium
Agora, se você não cogita a utilização de um tema responsivo, uma alternativa é utilizar um plugin como o WP Touch.
A vantagem do plugin é a rápida instalação e resolução do problema. A desvantagem é que é mais um plugin instalado, o que pode deixar seu site mais lento, e que embora ele gere automaticamente uma versão mobile, essa versão possui limitações.

Adaptando sites em outras plataformas

Versão Mobile do Marketing na Veia
Versão Mobile do Marketing na Veia
Se o seu site não é desenvolvido em WordPress você tem algumas opções:
  1. Se você usa alguma outra plataforma como Joomla, Magento etc, existem plugins que assim como no wordpress, criam versões mobile. Você pode ver aqui os plugins que o Google indica.
  2. Se você não usa nenhuma plataforma, precisará:
    1. Desenvolver uma versão responsiva do seu site, ou;
    2. Desenvolver um aplicativo para celulares.
As duas opções têm seus “prós” e seus “contras”. Vejamos:
Montar um site responsivo pode ser trabalhoso, mas considero essa a melhor opção por alguns motivos:
  1. Trabalho único para todos os dispositivos;
  2. Independe do usuário instalar ou não um aplicativo;
  3. Mais barato e rápido de desenvolver e pode na maioria dos casos ser desenvolvido pela sua equipe interna e que já trabalha no site.
Já os aplicativos para celulares têm uma grande vantagem que é a possibilidade de envio de notificações ao usuário, assim, mesmo que ele não acesse o seu site, você pode notificá-lo sobre lançamentos, promoções e qualquer outra coisa que você desejar.
Porém, os aplicativos têm 3 grandes desvantagens que precisam ser levadas em consideração:
  1. Você precisará desenvolver no mínimo duas versões (Android e IOS) e geralmente o desenvolvedor que desenvolve para uma versão, não desenvolve para outra. Além desses dois, eu não dispensaria o Windows Fone que vem crescendo consideravelmente;
  2. Provavelmente você não tem esses profissionais na sua equipe e precisará mandar fazer fora (quase sempre mais caro e mais demorado);
  3. Dependência do usuário instalar o app. Se ele não instalar, continuará navegando no site normal e não adaptado aos dispositivos mobile

Seu site já está adaptado ou apresenta algum problema?

O Google vai cobrar, mas felizmente ele também forneceu ferramentas e documentações para que possamos avaliar nossos sites e nos adaptar.
A primeira ferramenta que vai lhe interessar muito é a ferramenta de Teste de compatibilidade com dispositivos móveis: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/
Sua utilização é bem fácil. Basta inserir seu site no campo apresentado e clicar em analisar.
Teste de Compatibilidade para dispositivosmóveis
Teste de Compatibilidade para dispositivos móveis
Em alguns segundos a ferramenta fará a varredura da página especificada (ela não analisa o site todo. É preciso fazer a análise das páginas individualmente) e emitirá um relatório informando se a página está aprovada ou não e caso não esteja aprovada serão listados os pontos que necessitam de sua atenção como na imagem abaixo.
Exemplo de Site Não Otimizado para Dispositivos Móveis
Exemplo de Site Não Otimizado para Dispositivos Móveis
Agora se você é daqueles que adora ler tudo sobre SEO (eu \0/) e gosta de ter embasamento oficial pra provar para seu cliente teimoso ou para seu chefe chato que isso realmente é importante e como deve ser feito, essa documentação é essencial pra isso: https://developers.google.com/webmasters/mobile-sites/mobile-seo/?hl=pt-BR
Antes de finalizar esse artigo quero deixar mais duas indicações de leituras.
A primeira é uma documentação do próprio Google que ensina como configurar seu site para que quando o usuário clicar em um resultado na busca ele seja automaticamente redirecionado ao seu aplicativo (o usuário precisa ter instalado o aplicativo anteriormente) e o segundo é um FAQ publicado pelo Pedro Dias (Ex Google) com resposta às principais dúvidas sobre o Google Mobile Update.
Ainda com medo do Google Mobile Update? Dúvidas? Algo à complementar no assunto? Deixe seu comentário abaixo e vamos debater.

Fonte: Marketing na Veia

Everton Souza é especialista em marketing digital e desenvolvedor web. Está na área de marketing digital e de desenvolvimento web desde 2010. É fundador e administrador da Impact Agência Digital. Já gerenciou as áreas de marketing digital de empresas de diversos portes e áreas, além de dezenas de projetos pessoais e consultorias à terceiros.
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